domingo, 27 de março de 2011

Quadrinhos IDW - A união de todos os pontos

Texto: Barão.

Quando a IDW assumiu a publicação de Transformers, foram feitas várias histórias tentando ligar (ou dar sentido) os acontecimentos entre a Marvel, Dreamwave e o desenho animado. Na primeira edição da sérieSpotlight, a IDW apresenta uma história que faz uma relação entre a série War Within da Dreamwave e explica porque os Dinobots estavam na Arca no início da Marvel.


Na revista, Shockwave localiza uma galáxia em formação e dispara vários foguetes carregados de Energons, para que a transformação geológica da formação dos futuros planetas faça com que os cristais de Energon se multipliquem e armazenem mais energia, permitindo serem recolhidos mais tarde e estocados. Após milhares de anos, ele se transporta em um desses planetas (na Terra) para recolher amostras.
Os Dynobots (mantendo seus nomes e aparência da série War Within) estavam monitorando-o a tempos e resolvem que essa seria uma ótima oportunidade para se vingarem dele. Segundo a história, Shockwave teria destruído uma reserva de Energon dos Dynobots, e quase os destruiu junto (o esconderijo dos Dinobots chegou a ser comentado em diálogos nas histórias da Marvel e a sua em um dos números de War Within). Então os Dynobots partem para a Terra para enfrentá-lo.
Ao chegarem na Terra, os Energons implantados por Shockwave alcançaram níveis altíssimos, obrigando os Dynobots a alterarem sua estrutura para suportar o excesso de energia. Analisando o planeta, eles tentam localizar formas ideais para um combate, mas só encontram formas orgânicas fracas (mamíferos). Porém, ficam muito interessados em vários fósseis de dinossauros grandes e fortes.Então eles alteram sua forma para a tecnorgânica e partem para enfrentar Shockwave.


Mas Shockwave é muito poderoso e consegue remover a camada tecnorgânica que cobria os corpos metálicos dos Dinobots (revelando uma forma metálica mais parecida com a de G1), fazendo com perdessem a proteção contra o nível elevado de Energon, fazendo seus sistemas entrarem em curto. Porém, antes da batalha, Grimlock havia preparado um mecanismo de segurança e sua nave deu um disparo no vulcão próximo deles, fazendo com que todos fossem soterrados pela lava.
(Só por curiosidade, o final dessa edição traz revelações sobre a série Stormbringer e sobre o final da série Escalation, em que os corpos dos robôs so encontrados pela organização Skywatch.
Aqui ´ importante fazer uma reflexão. Além de fazer um elo entre War Within e o início de G1, a história dessa edição tentou fazer uma conexão com a s´rie Beast Wars, explicando porque existia tanto Energon no planeta durante sua pré-história e porque os Transformers tiveram que assumir uma forma tecnorgânica.

Uma origem alternativa

Mas não foi apenas nessa história em que a IDW tentou fazer uma conexão. Durante a série Beast Wars: The Gathering, o então general Predacon Magmatron (do desenho japonês Beast Wars Neo) volta ao planeta Terra para capturar Beast Megatron e reunir um exército de Predacons para iniciar uma nova guerra em Cybertron. Para isso, ele leva um mecanismo que altera a assinatura de todas as protoformas ainda desativadas dentro da Arca para o padrão Predacon. Mas, sabotado pelos Maximals, várias protoformas mantém sua assinatura original, se reunindo para impedí-lo. Entre as protoformas, está o Grimlock que, quanto aparece, o reconhecem com espanto, indagando se ele era "O" Grimlock.


Essa série da IDW tenta fazer conexões (ou justificativas) entre a s´rie G1 e Beast Wars. O interessante é que, nessa série, foram utilizados vários personagens alternativos de toda a franquia Beast Wars (tanto da linha americana quanto da linha japonesa) que não apareceram no desenho, mas tiveram brinquedos lançados, inclusive na linha Universe. Aliás, a forma do Grimlock é exatamente uma versão Universe dele, repaint do Dinobot de Beast Wars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário